O grande dia: A Festa!

Gente:
Cheguei exausta de reviver tantos momentos e tentar controlar tantas emoções, mas tinha que abrir esse tópico pra nós deixarmos os nosso depoimentos sobre o grande dia.
Vou escrever aos poucos senão vocês vão desistir de ler e vai ficar muito comprido, isso aki.
Primeiro queria agradecer aos que organizaram mais ativamente, foi fantástico: Marcia Barbosa, Marcia (minha irmã), Rute, Pinto, Kellen (quer dizer, Fernanda, hehe), Fernanda Colaço, Virgínia e os que ficaram de longe dando idéias e contribuindo com fotos, materiais e depoimentos (Dê, Galinha, Angeles, Mariela, Klan, Choxo, Batata, enfim, cada um participou um pouquinho, né?) e também à equipe do Colégio, a Edinéia que organizou a missa e foi maravilhosa e o Dionísio que sempre dá sua excelente contribuição.
Agora vão escrevendo aí, que eu tenho muita coisa pra postar ainda!

50 comments:

isagomesmeier disse...

Putz, Keka, seus comentários no blog que foram ótimos e nos fizeram dar muitas risadas!

Keka Damerau disse...

OLÁ, QUERIDOS AMIGOS!!!
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer e parabenizar a todos que direta, ou indiretamente contribuíram e uniram esforços para a realização desta Grande Festa, em comemoração aos 80 Anos do Nosso Querido Pe. Guido - Ele merece mesmo!!!
Tudo perfeito Missa Linda e emocionante, foi difícil conter as lágrimas; local (hotel) escolhido perfeito, super agradável, simples e aconchegante...depois mensagens, filme com as fotos e mais mensagens, bolo com Parabéns, Pirulitos e Tablete Dalva na hora do filme foi show...e, o principal rever todos os Amigos Queridos de tantas datas e tantas e ótimas recordações!!!E o Pe.Guido então, nem se fala, né! Que Querido... dava vontades de a gente abraçá-lo e não largar mais, tamanha Saudade e Emoção...Melhor ainda foi vê-lo tão Bem, Disposto, com seu Olhar e Sorrisos tão Fortes e Significativos, com sempre, que muitas vezes as palavras não se fazem necessárias, e quando são ditas, nos chegam sempre tão certeiras e intensas, que tinham e mantém até hoje, um significado inscrito em todos Nós. E isto é Maravilhoso, Obrigada Querido Pe.Guido, só o Senhor mesmo para mobilizar de uma maneira tão gostosa, à vontade e natural tantas pessoas com um mesmo e único objetivo, de vê-lo e abraçá-lo pessoalmente, para mais uma vez dizer o nosso Muito Obrigada por tamanho exemplo de Vida, de Amor, Desprendimento, Respeito, de Entrega, Humildade e muito, mais muito mais...(mas como já estou com fama, e não sei por que de terem que resumir meus comentários, hoje, vou ficando por aqui, com meu Coração Alegre e radiante de ter vivido um dia tão Feliz e Especial para um Ser Humano, mais Especial e Espetacular ainda..o Senhor, nosso Querido Pe. Guido. Com muito Amor, Respeito e Admiração, beijos e abraços...Keka
Obs.: Gostaria de agradecer ao Dionísio também que fez com tanto Carinho as camisetas que usamos hoje ficou muito legal e bacana. Também por toda a sua atuação hoje, quase como o RP e locutor da Festa, não nega ser sobrinho do Fenelon, não é mesmo!Valeu Dionísio.

Edson Osni Ramos (Cebola) disse...

Amigos, foi um dia maravilhoso!
Creio que o Pe. Guido adorou, pois sua emoção era clara!
Fiquei muito feliz em vê-lo agradecendo a homenagem, ele que muitas vezes não teve seu trabalho reconhecido dentro de seu próprio meio, o Colégio Catarinense. Mas que sempre foi adorado pela maioria absoluta de seus alunos. Que se tornaram seus amigos!
Pe. Guido, o senhor pode ficar certo de que jamais será expulso de nossos corações, sua lembrança será eterna entre todos nós. Que o amamos do jeito que o senhor é, com seus ensinamentos, seu sorriso, suas broncas e seus superlativos!.
Estava fazendo as contas, quando ele foi meu professor tinha trinta e oito anos (início de 1968). Era aquele cara grandão, sempre de batina, que tinha a capacidade incrível de me entender.

Quantas idas à sua sala, para brincar ou conversar!
Quantas vezes ficamos na fila para jogar dedão ou ping-pong!
Quando vejo a criançada de hoje brincar diante de um computador, sinto pena. Certamente eles não encontraram um Pe. Guido em suas vidas. E, claro, não tem a menor idéia do que é jogar dedão (uma vez ganhei uma medalha de “dedão” nas Olimpíadas!).
Não costumo ser saudosista, mas eram outros tempos. Bons tempos, certamente!
Onde existiam educadores, na acepção do termo. Sem a presença dos “politicamente corretos” de hoje, com suas teorias e respostas de gabinete para tudo e todos.
Em Pinheiral, quem aprontasse – e a turma aprontava! – e fosse descoberto, pegava “adivinhação”. Experimenta fazer isso hoje! Processo e cadeia!
Qdo fui a Pinheiral pela primeira vez (1970), a energia elétrica era gerada lá mesmo, em uma roda d’água ali nas proximidades do Vale do Sabiá (que hoje não mais existe). A potência era fraquíssima e só era ligada à noite.
Banhos? Só na lagoa. Viagem? De caminhão (pau-de-arara). E a turma dos “pequenos” ficava de 27 de janeiro a 17 de fevereiro. Dava tempo até de escrever carta pra família! E ele nos estimulava a fazer isso!
Quando levei minha primeira turma de alunos, como responsável pela turma, tinha 21 anos (1978). Que loucura!
- comecei a dar aula no colégio com 20 anos -. Foi qdo deixei a barba crescer, para parecer mais velho!
Quem me ajudou qdo iniciei como professor do colégio? Pe. Guido! Quem me ajudou qdo levei minha primeira turma de alunos a Pinheiral? Pe. Guido.
Quem realizou meu casamento? Pe Guido. Quem batizou meu filho? Pe. Guido (qdo minhas filhas foram batizadas ele não pode estar aqui).
Aliás, qdo celebrou meu casamento ele tinha acabado de chegar “do” Pinheiral. E sem nem mesmo tomar banho realizou a cerimônia – claro que perguntou se não estávamos sentindo o “cheiro de Pinheiral”, impregnado nele! Típico!!
Quando minha filha mais velha (Giselle) ia conosco a Pinheiral – na primeira vez ela tinha 3 meses - , advinha quem ajudava a fazê-la dormir, embalando-a com aqueles braços imensos?
Qdo eu levantava pra dar o apito e acordar a turma, ele sempre já estava na cozinha, tomando o chimarrão e “aquecendo” na chapa do fogão à lenha uns pedaços de carne, que comia praticamente crua e sem sal.
Foi com ele que aprendi a tomar “caipirinha de agrião”, que íamos pegar no fundo do pasto.
Aliás, que saudade daquele chá que ele fazia a noite, que curava “de unha encravada até câncer”!, lembram?!
Quantas conversas intermináveis, quantos papos?!
E que bom vê-lo chegar aos oitenta anos alegre e saudável!!!

É por isso que digo que o Pe. Guido é um referencial em minha caminhada!

Outra coisa maravilhosa deste dia foi encontrar com tanta gente que de há tempos não via. Pessoas que ficaram marcadas em minha memória afetiva.
Vocês podem ter certeza de que se fica um pouquinho do professor em cada aluno, também fica uma parcela de cada aluno no professor. Principalmente quando o relacionamento extrapola o “apenas” professor-aluno e surge um sentimento maior: amizade.
Ou vocês acham que o relacionamento que tínhamos em Pinheiral era de professor-aluno?
Claro que ia muito além!
E, hoje, na homenagem ao Pe. Guido podíamos perceber representantes de várias gerações. Desde o time mais “jovem” - Mariela, Patrícia, Robertinha Cherem e outros, até “dinossauros” como o Portela (Luiz Augusto), Afonso Galinha e o Pinto. Claro, sem contar com o João Emídio (Capela) e o Dionísio (“tá” bem, me incluo entre esses!!).
Também achei sensacional a presença de vários pais!
E a festa foi show!
O vídeo foi fantástico (pois deixou um gostinho de “quero-mais”)! Se tivesse durando mais uma hora, certamente também teríamos adorado.
Virgínia, querida, quero uma cópia, tá?! Assim como gostaria de ver as fotos tiradas por você e pela Fernanda.

Queridos, obrigado pelo dia e Pe. Guido, obrigado por você existir em nossas vidas!
Abraço a todos!

Edson Osni Ramos (Cebola)

Choxo disse...

Olha só,

Primeiro quero deixar registrada minha indignação por algumas aleivosias como as do tipo: "Choxo! Ah tu és aquele que postavas o tempo todo no 'bologue'", que é isso minha gente, deve haver algum engano! Postei ... duas, três, no máximo quatro vezes.

Até porque, embora eu tenha chegado só agora em casa - Mafra dista 300km de Floripa -, vejam que a Keka e o Cebola já se anteciparam e já manifestaram opiniões.

Ah, Rute, por favor, doravante, assine o VOSSO nome. Tamo conversado.

Agora falando sério, TAVA SHOW!

A começar pela Missa; emocionante do começo ao fim; precisava ter sido filmada. Depois por 'ele' lá presente o tempo todo. A organização tão perfeita que até onde o hotel falhou conosco ninguém percebeu - exceto por quem sabe onde. Parabéns a todas as 'flores de maracujá' - eternas, viu Dionísio! Parabéns ao Dionísio também, pelas camisas, pela animação, peculiar e ímpar como só ele é capaz de fazer.

"And the oscar goes to": Fernanda e Virginia!!! Parabéns!

Parabéns a cada UM que lá esteve, aos que desde o início participaram aqui neste espaço 'virtual' (ainda que anonimamente ...) e tendo ido até lá levar o carinho e calor humano que o Guidão merece; cada um teve um papel importante, próprio e fundamental pela singela e determinante presença lá.
De outro lado, sei de muitos que adorariam ter estado lá e não puderam por motivos os mais variados; ficamos todos tristes, embora compreendamos.
Ao Galinha também meus parabéns; a homenagem prestada foi muito legal, utilizando um pouco do muito que foi aqui postado em relação ao Pe. Guido; coisa de quem tem pensamento 'de comunidade'. Legal Afonso!
No mais, até o SOL apareceu depois de tanta água! Obrigado São Pedro.
Agora ...
Agora é não deixar arrefecer esta energia criada a tantos anos, latente durante tanto tempo, pelas mãos dEle, por intermédio do Pe. Guido.

Beijos e abraços a todos, que pude rever, alguns e algumas depois de tantos anos, que me trouxeram lembranças muito agradáveis.

Um abraço especial no senhor Seu Padre e mais uma vez: MUITO OBRIGADO.

Estaremos juntos em outros muitos aniversários.

Até breve

Choxo-9

Galera da Cruzada disse...

Queridos amigos!
Estavamos(eu e Jorge"Lima/Manga")lendo estas manifestações de carinho p/ c/ todos os que contribuíram p/ este dia maravilhoso e não podia deixar de registrar o quanto foi maravilhoso fazer parte deste.
No mais, penso que detalhes qto aos sentimentos aflorados foram mto bem descritos nos demais comentários...Perfeitos!
Abraços, Adriana PERES Lima.

Marcos Veiga Pereira disse...

Pessoal, excelente organização e emocionante reencontro são as palavras que me ocorrem para descrever esta reunão. Passou um filme em minha mente revendo as imagens e pessoas de uma época muito importante de nossas vidas. Coloquei no youtube o primeiro video que gravei no aniversário do Pe. Guido. Colocarei mais ao longo da semana. Aqui vai o link do video no youtube :

http://www.youtube.com/watch?v=poIYN1yshSc

Rute disse...

Queridos amigos, o que vivemos ontem foi realmente precioso! A sensação é de "ressaca de Pinheiral", quando a gente retornava rindo à toa, pisando nas nuvens e verdadeiramente repletos do Espírito Santo.
Fomos presentear nosso amigo e retornamos PRESENTEADOS!
Sua infinita humildade não permite sentir-se merecedor ...
Para mim brilharam duas grandes lições: Humildade e Confiança no Pai
Agradecemos ao Pai colocá-lo em nossas vidas, de quem seremos eternos aprendizes e pedir todas as bençãos a ele e sua família!

Choxo disse...

Olha,

Já que a Isa nominou, e ela está bem ao par de quem tava mais presente ali no dia-a-dia da organização, a ponto de algumas delas quase sufocarem o Pinto, numa das reuniões - segundo soube "in off", por isso não revelo a fonte, aproveito para parabenizá-las e parabenizá-los nominalmente também:
a) Marcia Barbosa (faltou meu troco ...), parabéns querida!
b)Marcia Carriel - já conseguiu resolver o problema da cola "super bonder" que colocaram no teu celular (tava sempre grudado na orelha); parabéns querida!
c)Rute - a única e verdadeira Tia Braba;; parabéns Tia querida (mas braba)!
d) Pinto - na festa andou meio na moita, já no site ... bologue quero dizer esteve bem presente, inclusive anonimamente; Parabéns meu caro!
e) Kellen (quer dizer, Fernanda, hehe - não entendi!, mas precebo que ajudou muito;; parabéns querida!
f) Fernanda Colaço e Virginia - as fotógrafas que fotografei no exato momento em que fotografavam a nós, HOMENS.; parabéns queridas fotógrafas e produtoras!
g) a Dê pela linda mensagem e por todas as demais dicas;; parabéns querida Japonesa!
h) ao Galinha - futuro Juiz de Direito - pela mensagem, que como já disse, foi comunitária e muito legal;; parabéns Doutor!
i) a Angeles ... que carta maravihosa;; parabéns querida, tu emocionou a todos nós e não deixe de comer agrião (eu não como)!
j)a Mariela, a vítima da história da Tia Braba; ; parabéns querida e tenha minha solidariedade!
k)ao Klan, porque se a Isa disse que ele ajudou é porque ajudou (como é que vou contrariar a Isa??? O maior "peixe" do Ped. Guido ao ponto de aniversariar no mesmo dia que ele?) Parabéns meu caro.
l)ao Batata, que lamentavelmente não tava lá, pois se estava não falou comigo ... obrigado também.

Sei que ninguém fez nada para estar sendo lembrado aqui, mas para homenagear nosso merecido homenageado, mas não custa dizer Obrigado.

Lembro ainda da Coruja Velha do Dionísio, que sempre busca um jeito de animar e dar pitecos, embora eu afirme que ele não tenha razão com a história das "flores de maracujá". Obrigado Dionísio, "dás um banho"!

E nessa toada de nominar, nós sempre incorremos no risco de esquecer alguém, lembro do pessoal da Casa do Morro das Pedras, em especial à Edinéia. Valeu pela ajuda e te peço mais um favor, CONTINUA CUIDANDO BEM DELE, POR FAVOR!

E a todos que lá estiveram, POIS como já disse antes,o brilho da festa refletia em todos os que lá estavam, até porque todos tinham também seu brilho próprio, sem o qual a festa não teria sido tão significante e memorável como foi.

A todos que também não puderam estar lá - pois os motivos eram variados e fortes -, mas que como diz a Dê - "Não estavam fisicamente presentes", mas lá estavam de coração e alma. Obrigado!

Quando digo que o brilho refletia nos que lá estavam o digo porque quem BRILHOU mesmo foi o Pe. Guido.

A Rute "às vezes" tem razão, uma dessas vezes é quando diz:

"Fomos presentear nosso amigo e retornamos PRESENTEADOS!
Sua infinita humildade não permite sentir-se merecedor ... "

Mais um abraço a todos e boa ressaca e, como diz a Rute (é que "às vezes" ela tem razão): vivemos hoje - quem a conheceu um dia - uma "ressaca" de Pinheiral.
E essa é das boas! Daqueles bons Pinheirais!

Choxo-9

Anônimo disse...

Queridos amigos, irmãos de caminhada!

Para evitar chover no molhado e ficar repetindo o que muitos já disseram, não vou falar da alegria de revê-los nem de ter abraçado essa figura única, o Pe. Guido, neste dia que, desde já, ficará eterno em nossos corações...
Mas quero falar daquilo que a Rute (Tia Braba? não falem assim dela...) já mencionou: "Para mim brilharam duas grandes lições: Humildade e Confiança no Pai".
O Pe. Guido deixou claro que tudo o que fez - e ainda faz - é por causa Dele...
Se hoje estamos de ressaca, é porque estivemos na fonte e nos fartamos dessa água; muitos de nós - e aqui me incluo - estamos para o Pe. Guido assim como a Samaritana estava para Jesus, quando lhe pedia: "Senhor, daí-me dessa água, para que eu não tenha mais sede..."
Fomos à missa, estivemos com o Homem o dia todo, vimos fotos desde os tempos do "êpa", tocamos nele e em seus parentes... e não nos sentimos saciados??
Sinto-me consolado com esse sentimento, Rute, Choxo e demais que o viveram, "ressaca". Agora percebo que nos fartamos foi da "Água da Vida" - o próprio Jesus esteve conosco o dia inteiro, e não apenas na comunhão! Será que teve mais gente que, como eu e aqueles discípulos de Emaús, só depois do pão partido é que percebeu o coração ardendo?
Abraços e beijos a todos, pois vocês fizeram esse dia valer por "um bilhão de anos"!
Com carinho, Débil

Débil Fogaça disse...

Só para esclarecer... eu era o "Anônimo" anterior; mas não tinha identidade, mas agora já fiz...
Abraços,
Débil

Unknown disse...

"Quem me dará um ombro amigo
quando eu precisar ?
E se eu cair, se eu vacilar,
quem vai me levantar ?
Sou eu, quem vai ouvir você
quando o mundo não puder te entender
Foi Deus, quem te escolheu pra ser
o melhor amigo que eu pudesse ter
Refrão:
Amigos, pra sempre
Dois Amigos que nasceram pela fé
Amigos, pra sempre
Para sempre amigos sim, se Deus quiser
Quem é que vai me acolher,
na minha indecisão
Se eu me perder pelo caminho
quem me dará a mão

Foi Deus, quem consagrou você e eu
para sermos bons amigos, num só coração
Por isso eu estarei aqui
quando tudo parecer sem solução
Peço a Deus que te guarde
(que te guarde, abençoe e mostre a sua face)
E te dê a sua Paz.
Amigos, pra sempre
Dois Amigos que nasceram pela fé
Amigos, pra sempre
Para sempre amigos sim, se Deus quiser".

(Amigos Pela Fé -Padre Zezinho)

Uma versão bem reduzida do "video" apresentado está no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=o6qoU-MyRe4&feature=channel_page

Afonso-Galinha disse...

Fantástico esse dia! Inesquecível. Emocionante! E esse sentimento de "ressaca": um misto de alegria pelo que se passou e de tristeza por não poder eternizar aqueles momentos. Também me sentia voltando de um daqueles grandiosos Pinheirais.
E que em breve possamos todos nos reencontrar.
Um forte abraço,

Afonso-Galinha

Choxo disse...

Sabe uma pessoa de quem também senti a falta lá, naquele dia, até porque dividiu tantos bons momentos com vários de nós lá em Pinheiral?

O grande Irmão "Ivaldo".
Sinto saudades dele, das voltas a cavalo, longas que demos, do bom papo; da risada inconfundível, do chapéu de cowboy.

Evaldo, se me leres aqui pelo "bologue", receba meu fraterno abraço; talvez não lembres de mim como lembro de ti; afinal eu era mais um no meio de tantos que lá estavam, mas não esqueço dos dias que dividimos por lá, além daqueles vividos aí no Colégio mesmo, inclusive como meu treinador de futebol! Tive um outro treinador aí, um tal de Dionísio Damiani, não sei se conheces; mas esse só me deixava no banco para deixar os "peixes" dele jogar.
Evaldo, forte abraço.

Choxo-9

Márcia Barbosa disse...

Amigos!!!!
Foi tão gratificante p/ mim participar da organização deste reencontro com o Pe. Guido, os amigos, a vida. Diante de tantas idas e vindas que a vida dá.... me vi ali... como se fosse na minha juventude, onde não tinhamos que nos preocupar com nada.
"E as mesmas emoções sentindo...em paz com vida e o que ela me trás, na fé que me faz, otimista demais. Se chorei ou se sorri. O importante é que emoções eu vivi..." (RC)
Tudo isto me dá gás pra continuar acreditando no "bem querer".
Bjssss em todos

Angeles ou Pituca disse...

Queridos amigos e Pe.Guido.
Estamos todos num turbilhão de emoções e lembranças que fica até difícil voltar a rotina do trabalho.
Após a Festa do Pe. Guido eu, meu marido e meu filho permanecemos no Hotel porque só iríamos retornar na 2ªfeira para São Paulo. O local que a poucas horas estava repleto de amor e amizade derrepente esvaziou-se, mas foi só fisicamente porque os risos,a alegria,as feições amigas permaneceram comigo e para cada canto que eu olhava conseguia sentir o poder da amizade ali deixada por nós,vibrações que continuarão lá por um bom tempo.Tamanha foi essa vibração que meu marido que tem dificuldade em externar sentimentos, confessou que ficou emocionado ao ver a união dos Cruzados e o amor pelo Pe.Guido. Meu filho André que nos acompanhou, ao entrar no quarto do Hotel, deitou-se na cama e disse: "Mamãe, esse foi um dos dias mais legais que eu tive.Eu gostaria de ter participado da Cruzada com o Pe. Guido"
Como muitos já falaram se isso foi possível é porque o nosso "Pai" estava lá, querendo que contagiássemos a todos os presentes com a nossa alegria e humildade. Já que nem todos podem ter um Pe. Guido como nós tivemos(como disse o Edson-Cebola),o nosso dever é passar adiante os bons ensinamentos, cada um da sua forma, explorando as suas qualidades, pois como já foi dito, o Pe. Guido é único.
Obrigada a todos os amigos pela excelente organização e para não ser repetitiva, todos os nomes citados eu reforço. E obrigada também a todos que participaram trazendo seus corações repletos de amor,eu realmente estava precisando disso.
Um grande abraço à todos vocês meus amigos verdadeiros.
Angeles ou Pitca

Anônimo disse...

Estou triste por não ter ido ao encontro, tentei mas não deu. E muito feliz, após ler os comentários, de que o encontro foi maravilhoso, também com um guia espiritual como o Pe Guido, claro que foi um encontro de muita emoção e com gosto de "ressaca de Pinheiral"
Márcia, Pinheiral seria um lugar legal para um novo encontro e parabéns a você e a todos que organizaram o aniversário do Pe Guido.
Isabel

Guima disse...

O Guima me enviou e autorizou a colocar no blog,
Márcia Barbosa

Oi,
revi o filme, e agora longe de todos, pude chorar tudo que queria chorar no dia da festa, mais achei que ia ser egoísmo de minha parte, não queria estragar a festa de quem, tão merecidamente foi homenageado...

chorei, sim pela minha mãe que descansou, e que alguns dias atras me falou "filho tu és o que és, graças ao Pe Guido E TEUS AMIGOS" NOSSA ATÉ POUCO ANTES DE MORRER ELA INSISTIA QUE ELA NÃO TINHA MUITO A VER COM MINHA FORMAÇÃO....

Desculpem se não estive tão presente na festa, foi muito difícil...

Bjs

Guima

Ps. Marcia, ainda não consegui enviar para todos, esta encrenca fica me dizendo que não posso enviar para mais de 50 pessoas, por favor repasse.....

Edson Osni Ramos (Cebola) disse...

Estou muito feliz com os comentários que recebemos em relação ao Pe. Guido.
Realmente o nosso querido amigo é muito estimado pela grande maioria daqueles que com ele conviveram. E são comentários de pessoas que de há muito não o vêem, mas que continuam com ele no coração.
A seguir, uma mensagem que recebi hoje, que vale a pena passar a todos, de um amigo que, mesmo muito longe daqui, é apegado às suas origens e a valores que tanto nos ensinou o querido Pe. Guido.

"Ola Edson, tudo bem? Quem te escreve é um ex-aluno teu, Lauro Locks, talvez não te lembres mais. Estudei no Catarinense de 1978 a 1984 (da 5a. série ao 3ro científico). Fiquei sabedo, mesmo que tardiamente, da comemoração do aniversário do Pe. Guido e encontrei na internet o teu blog e as fotos de Pinheiral, onde fui várias vezes e delas só tenho boas recordações. Bom, essa mensagem é só para dizer um alô e pedir, se por acaso vires o Pe. Guido, que por favor passe meus parabéns para ele, essa grande figura.

Eu moro fora de Floripa já faz mais de 13 anos: morei, estudei e advogei no Rio e EUA (Boston e Washington) e, desde 2002, moro em Genebra, Suíça, onde trabalho como advogado na divisão jurídica do Secretariado da OMC (Organização Mundial do Comércio). Minha esposa trabalha na ONU na área de mudanças climáticas.

Abraço forte e se um dia passares por estas bandas, avise.

Lauro"

Claro que lembro do Lauro, que foi um brilhante aluno e é um grande ser humano!
Além de ser um profissional de absoluto sucesso.

Abraço a todos!

isagomesmeier disse...

Continuando nos agradecimentos...

Gostaria de agradecer aos filhos e cônjuges que pacientemente nos deixaram curtir esses momentos de lembranças e alegria e puderam compreender e respeitar o que estávamos sentindo (os meus em especial), foi meio transcedental mesmo!

Mas queria deixar um recado especial pra Rita (esposa do Choxo) que aguentou a mulherada toda no hotel a conversar de momentos, pessoas e lugares que não conhecia e se emocionou junto com a gente, mostrou muita sensibilidade e segurança e tenho certeza que se tivesse estudado no colégio ia ser cruzada também.
Parabéns, Choxo, pela família linda que vc construiu, e tenho certeza que os ensinamentos do "Seo" Padre foram fundamentais na escolha da sua esposa e na criação de seus filhos, eles são umas gracinhas (fiquei apaixonada pelo Luis Gustavo, fofíssimo!) precisamos nos encontrar mais vezes pra enturmar o Yan, mas tenho certeza que criaremos mais oportunidades. Admiro muito vc, não porque seja certinho, ajuizado, etc (pelo contrário, rsrsrs), mas por saber admitir os erros, levantar a cabeça e encarar as dificuldades de frente e recomeçar quantas vezes for preciso.
Na verdade, não devia nem encher sua bola tanto assim, afinal só li no domingo a sua msg dizendo que eu a Rute "éramos" faladeiras? seu cara de pau!
Bj

isagomesmeier disse...

Mais umzinho...
Queria agradecer a todos que preparam a minha festa surpresa!
Acho que pela primeira vez foi uma festa surpresa msm! A gente sempre fica desconfiada de algum movimento, mas dessa vez eu estava tão envolvida com a festa do Pe. Guido que nem me passava pela cabeça uma festa pra mim.
Foi muito bom comemorar o meu aniversário no meio de tantos e verdadeiros amigos. Adorei!
Bjs

Márcia Carriel disse...

Abro este blog todos os dias pra agradecer e comentar alguma coisa, e percebo q demorei, pois alguém já escreveu o q eu gostaria. Isto é ótimo, pois vcs escrevem mto bem.
Já fiz uma lista de td q tenho q colocar ak, pra não ser injusta com ninguém: DEUS, São Pedro, Pe. Guido, Colégio Catarinense, representado pelo Pe. João Cláudio, Ednéia, aos pais (especialmente aos meus) q nos encorajaram mais uma vez e nos apoiaram indo ou dando seus depoimentos no blog,...mas eu e a Fernanda Colaço decidimos q faremos um agradecimento geral com os demais membros da equipe, q vcs chamam de equipe organizadora, e eu prefiro chamar de iniciadores da organização, mas td o q já foi escrito ak e vem sendo escrito a cada dia, reforça q a festa foi um sucesso porque todos temos uma só opinião: o Pe. Guido é o máximo !!!
Hj faremos uma reunião de balanço, pra prestar contas, mas td fluiu tão bem, q não será este o problema, pq além do mais, a maior responsável por esta parte foi a minha amiga Márcia "Riva" Aparecida Barbosa".
E pra ela fica ak meu primeiro agradecimento. Aos q já a conhecem bem, sabem da competencia, honestidade, dedicação e outras muitas qualidades q poderia incluir ak e aos q a conhecem superficialmente, permitam-se conhecer melhor esta pessoa maravilhosa. PARABÉNS!!!
O segundo vai para as pessoas q se hospedaram no hotel, pois precisavámos de 15 hospedagens pra não ter q pagar o aluguel da sala de projeção e do projetor (Bernardo: obrigada pelo oferecimento do projetor, mas no final conseguimos de graça) e principalmente ajudaram a conter a nossa ansiedade e angustia pelas coisas q não sairam como planejamos, pois como disse o Choxo quem não sabia nem percebeu o q deu errado.
Bjs a todos vcs e até breve!!!
Keka não resuma nada é muito bom ler seus comentários.
E vcs q tiveram a oportinidade de conviver com o Pe. Guido por mais tempo, continuem relatando as lembranças, pois a turma do distintivo azul de chefe e do manual amarelinho, foi privilegiada. Nós, do distintivo
branco e vermelho e do manual com a imagem de Cristo, como o do Klan, não convivemos com ele tanto assim.
Choxo o celular tem tocado bem menos. O q é uma pena.

Anônimo disse...

Nossa!! Nem preciso dizer que foi um dia muitíssimo especial prá mim!! Assim como foi para todos que estavam lá... Realmente, saí de lá, já com saudades!! O astral era o mesmo de muitos anos atrás, quando ficávamos na sala da Cruzada, ou quando voltámos dos Pinheirais ou retiros e acampamentos. Reencontrar figuras como os meninos: Pinto, Galinha, Laudares, Débil, Guima, Chôxo... e relembrar das brincadeiras, e as meninas Isa, Angeles, Márcias, Fernanda, Mariella... e outras que até encontramos aqui pela cidade... sentir que todos continuamos os mesmos, apesar dos rumos diferentes na vida de cada um, e de todas as dificuldades que possamos ter passado... Nós não mudamos a essência!! Graças a Deus e seu discípulo, o Pe Guido, que teve o dom de nos unir, e nos fazer reconhecer os Seus valores.
Apesar de o Dionísio quase não deixá-lo falar, na despedida, ele está ótimo, ligado, e sempre tem algo de bom para nos ensinar!! Sobre memória do Pe Guido, nem precisa falar: ele lembra de todos nós, e de cada um, em especial. De todos os nossos "enormes" problemas que passamos durante os "difíceis" anos do colégio... rsrsr
Parabéns novamente prá Mariella, Márcias, Isa, Virgínia, Fernanda!! Ect, etc... as fotos da festa no youtube estão maravilhosas!!!
Muito obrigada por terem nos proporcionado esta oportunidade de homenagear o Pe Guido, e de nos reencontrarmos, num ambiente super familiar e agradável,como fazíamos naqueles tempos... Todas as "flores de maracujá"... que não estão murchas de forma alguma... rsrsr
Beijos a todos, e espero que tenhamos mais oportunidades de nos rever em breve!!!
Sílvia Schmidt

Marcos Veiga Pereira disse...

Queridos amigos finalmente consegui realizar os 10 uploads dos videos no youtube com imagens do aniversário do Pe. Guido. Abaixo segue os dez links. Abraço a todos.

http://www.youtube.com/watch?v=poIYN1yshSc

http://www.youtube.com/watch?v=SQgb8Yx5Chw

http://www.youtube.com/watch?v=5AFgnLjFzQM

http://www.youtube.com/watch?v=CNBy2tkp_J8

http://www.youtube.com/watch?v=97eSS9jSEkA

http://www.youtube.com/watch?v=hiM1heLksuI

http://www.youtube.com/watch?v=JJ9XAm8YZUs

http://www.youtube.com/watch?v=rRQ9gRFQts8

http://www.youtube.com/watch?v=7cR2DfA6k9k

http://www.youtube.com/watch?v=vjyn5371IHk

Marcelo Klann disse...

Olá todos ...

Foi de fato uma festa maravilhosa. Endosso tudo o que foi dito anteriormente; e se é que posso me arriscar, o veredicto, creio, é esse mesmo: o homem de fato nos uniu, e nos uniu em torno de valores humanos fortes e bonitos. Coisa que vai ficar para sempre, de um jeito ou de outro, estejamos próximos (fisicamente) ou não ... Tudo o mais, são os nossos sentimentos.

Foi muito bom ter ido.

Forte abraço a todos,
/Marcelo Klann

Angeles disse...

AMIGOS,
Estou escrevendo novamente porque saiu na UOL hoje uma entrevista da Regina Casé(atriz)dizendo da influência positiva que teve na sua educação por estudar em escola cristã.Lí os comentários e a maioria identificou-se com ela assim como eu e se vocês lerem também se identificarão, porém algumas pessoas fizeram comentários desastrosos a respeito de Educação religiosa, eu não aguentei e escrevi falando sobre o nosso encontro com o Padre Guido. Quem puder faça também o seu comentário para fazermos uma corrente a favor da educação religiosa. O tópico está na parte da Educação:"Eu Adorava"-atriz Regina Casé conta como foi estudar em escola religiosa.
Abraços para todos.

Unknown disse...

Oi!
Amigos pela primeira vez estou acessando o Blog e estou maravilhada com tudo que tenho lido. Amei reve-los e poder estar novamente junto ao Pe. Guido que sempre foi importante em minha vida.
Quero esclarecer que participei da organização apenas indiretamente, pois sempre estive representada pela minha filha Fernanda que foi maravilhosa e esteve sempre junto ajudando no que foi possivel. Choxo, agora vc pode entende o comentário entre parênteses, né?
Pe. Guido e amigos - OBRIGADA pelos ensinamentos, dedicação, amor e carinho. Amo todos vocês.
Kellen C. M. Justus

Priscila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Choxo disse...

Isa,

"Una palabra no dice nada Y al mismo tiempo lo esconde todo
Igual que el viento que esconde el agua
Como las flores que esconde el lodo."
Carlos Varela - Una Palabra.(http://www.youtube.com/watch?v=fP_GfVOShgM)

Escutei essa música pela primeira vez vendo um filme com o Denzel Washington - Main on Fire (pesado mas lindo pelo amor dele por Pita - uma menina sequestrada).

A letra fala por si.
Não existem palavras que expliquem alguns sentimentos.

Obrigado, de todos nós.
As lágrimas que fizesses derramar têm sabor de chocolate.

Bjo carinhoso da família toda.

Choxo-9

Choxo disse...

Santhiago e família,

Quanta alegria vê-los na festa!!!
Lembro daquele menino miúdo e franzino, frágil mesmo, com aquele sorriso sempre estampado no rosto, cabeludo, perdido no meio daqueles brutamontes - tipo o Sapo - lá em Pinheiral, e agora vejo um homem feito, enorme (poucos cabelos, mas com o mesmo sorriso). E teus pais ... a mesma simpatia, adoro eles, tua irmã uma graça, querida, embora com um torcedor do Inter a tira-colo - ninguém é perfeito (ainda que eu tenha tentado ser jogador por lá).

Fica a pergunta: quanto mais ainda teremos que agradecer ao Pe. Guido???

Revê-los lá é obra dele que por meio dEle lá em cima, nos colocou um diante do outro nesta vida.

Sejam felizes sempre. Abraço no Pablo.

Beijo em todos

Choxo-9

Lígia Helena disse...

Repassando o que a Lígia Helena escreveu no dia seguinte a festa (Márcia Barbosa):

Márcia
Ontem acabei não me despedindo de ti e dos outros organizadores da festa.
Encaminha os meus parabéns a todos pela ótima organizacão. Sem vocês este "evento" não seria possível.
Foram horas realmente mágicas, daquelas que a gente guarda no coracão para o resto da vida.
Assistir à missa e ver o Pe Guido trinta anos mais velho, porém com o mesmo jeitinho de falar e tocar nossos coracões,
foi algo que muito me emocionou. Rever pessoas conhecidas da época do colégio, colegas e amigos queridos...
Espero que todos nós cheguemos aos 80 anos com a disposicão do Pe. Guido, e que tenhamos pelo menos,
50% dos amigos e da fé que ele tanto cultiva e transborda para todos a sua volta.
Um grande abraco a todos!
Ligia Helena Cesário Pereira

Daniel Uba disse...

Queridos amigos e irmãos,
pena ter feito a "quarta série fraca" e não conseguir escrever tão bonito como a maioria de vocês... mas quero deixar registrado que nunca... eu disse: nunca... tive tanta certeza de que minha juventude foi abençoada por vivê-la perto de todos vocês!!
Foram emoções MUITO fortes. A cada rosto brotavam lembranças... histórias... e lágrimas que as vezes vazavam pelos olhos e outras vezes conseguia segurá-las!!
Compartilhar minha família com vocês e conhecer suas famílias foi a concretização da COMUNHÃO !!
Como diria Miguel Livramento: "Esse GUIDÃO faz coisas!!!! "
Queridão Pe. Guido, tuas palavras de humildade e de estar à serviço durante este dia, me ajudaram a reavaliar minha vida e minha missão nesta vida!!
Beijos à todos!!
Ah... e as fotos da festa... como faço para consegui-las... adquiri-las... gravá-las... sei lá!!!

Priscila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila disse...

Olá
A pedido de meu pai, seu depoimento a respeito do pe. Guido:

"Sou Nilton Gesser- 66 - e conheço padre Guido desde 1955 quando entrei na Cruzada Eucarística comandada pelo então “Irmão” Guido ainda não ordenado sacerdote (“Guidão”como dizíamos com afeto desde aquela época).
Como jamais nos esquecemos das pessoas que foram muito importantes em nossas vidas e que nos ajudaram no crescimento pessoal e cristão, desejo também deixar registrado minha eterna gratidão.
Padre Guido, na Cruzada Eucarística, que tanto ajudou a sedimentar em mim com suas palavras (Reza, comunga, sacrifica-te, sê apóstolo), aqueles valores que eu já presenciava em casa: Eucaristia e reza do terço.
Hoje entendo a etimologia da palavra Guido que é bem ajustada a pessoa dele. Guido é Guia, que igualmente para mim ele foi porque soube guiar-me para o bom caminho. Sempre nas minhas orações matinais e no chimarrão, lembro-me de quando certa vez ele falou que a coisa que mais lhe dava prazer na vida era cedo ao amanhecer tomando chimarrão ler a bíblia; verdade pura! Quando neste último domingo perguntei a ele se ainda tinha esse hábito, ele respondeu que sim, mas não é um hábito, mas um vício.
(sempre com seus superlativos).
Também não esqueço das reuniões que tínhamos na Cruzada Eucarística, num salão que existia na parte superior onde é hoje a igreja do colégio catarinense; ele ainda “irmao”ensaiava a missa, de costas para nós e em latim.
Pois bem! Como não pude ir ao encontro que houve deixei para faze-lhe uma visita no domingo do Bom Pastor 03/05/09; dia de reza pelos sacerdotes a qual prestei minha particular homenagem. Em nome de todos vocês tomei a liberdade em converter a imagens disponíveis no youtube para um DVD e presentei-o.
Foi muito gratificante porque com minha filha e netos fui assistir a primeira missa (como lhe disse) do “pai”que não via há cinqüenta anos.

Edson Osni Ramos (Cebola) disse...

Amigos, que tal se reuníssemos várias histórias (e estórias, por que não?!) que vivemos e aprendemos com ele, mais musiquinhas, etc, com algumas fotos, para publicarmos um livro?
Seriam crônicas, textos variados, musiquinhas, etc.
Um trabalho coletivo que poderia ser entregue a ele (e a todos nós) como presente pelo seu 81º aniversário.
Se for o caso, mãos a obra.
Carinhoso abraço a todos!
Edson (Cebola)

Choxo disse...

Meu caro Cebola,

Tô dentro na idéia do livro.
Conta comigo embora eu não tenha lá muitas histórias pois sempre fui um cara mais recatado, na minha, tímido e vivia meio na moita.

Abraços a todos

Choxo-9

Choxo disse...

Galinha, onde andas? Te mandei um e-mail, que não voltou, mas também não teve resposta; só porque vai ser Juiz já está se fazendo de difícil, um "Galinha difícil".

Abraços

Choxo-9

Afonso-Galinha disse...

Oi, Choxo.
Não vi teu e-mail.
Eu abro diariamente um desses dois: afonsoschneider@ibest.com.br ou afonso_schneider@yahoo.com.br.
Reenvie para um desses e-mails, por favor.
Quanto à idéia do Edson-Cebola, acho muito legal. Só precisamos descobrir que tem talento jornalístico. Se precisar de revisor de texto, eu e o Choxo já trabalhamos nisso um dia.
Um abraço,
Afonso-Galinha

Anônimo disse...

Oi gente...que bom tudo que acabei de ler...cheguei de viagem dia 03e no mesmo dia fiquei quase 1 hora com o Dionisio e mais 1 hora com a Bea minha irma...o que me contaram deu realmente pra emocionar.Tinha certeza que tudo daria certo e que a emocao seria mto grande.Aproveito mais uma vez pra parabenizar as organizadoras e pro Pe.Guido dizer que ele merece tudo isso e mais um pouco...ficaras pra sempre nas nossas lembrancas.bjos em todos,Cida Elias.

Choxo disse...

Galinha e demais,

Galinha vou reenviar o e-mail na semana que vem.
O livro nem rascunho tem mas já tem dois revisores ... e pensar que o Galinha nem lembrava ter sido revisor do Jornal O Estado - aquele do grito do jornaleiro: "O Eeeeeesssstado"!
(Galinha tens CTPS? sabes o que é isso?)
Abraços

Choxo-9

Rute disse...

Queridos amigos,
Acaba de chegar em minhas mãos uma cópia do Informativo da Província Brasil Meridional com um artigo de P. João Cláudio Rodhen, entitulado
"Um aniversário diferente", relatando nosso encontro. Está muito bacana e em breve vamos disponibilizar!
Agradecemos, também, sua presença e testemunho.

Choxo disse...

Puxa Rute, como tu és eficiente!
Já li, lindão mesmo!
Nós já sabíamos que ele merece.

Abraços

Choxo-9

Guima disse...

Resposta do Guima ao e-mail do artigo:

Nossa...

Mais foi tão pouco pelo que Ele merecia.....

O Colégio e os Jesuítas, vão ter que se esforçar muito para recompensar o que ele fez por nós e por outros muitos.

Beijos

Guima

Ps. fique 10 dias sem acesso a internet, me perdoem se ainda não respondi os e-mails.
Marcia repassa para todos

Edson Cebola disse...

E-mail recebido do Prof. Edson cebola sobre o artigo:

Como é bom ler o artigo do Pe. João Cláudio, diretor do Colégio Catarinense, em relação ao Pe. Guido!
Quando o Pe. Guido saiu do colégio, não foi um fato tão amistoso assim. Dessa época lembro bem, pois estava lá. Duvido que a saída tenha sido a opção dele.
Mas, nada como o tempo, este ente real que tanto nos afeta!
Você, com toda sua emoção, sempre esteve do lado da razão, querido Pe. Guido!
E seu trabalho sempre foi espetacular! Olha só o que você plantou por toda sua vida!
Queira Deus que sejamos frutos fecundos!
Abraço a todos!
Edson Cebola

Isabel Veiga Rambo disse...

E-mail recebido de Isabel Veiga Rambo, sobre o artigo:

Márcia, a gente se emociona com as palavras do Padre Diretor. E lembram na época, não lembro bem em que série estávamos, mas lembro-me muito bem do acontecido, quando de forma inesperada, tiraram o Pe Guido do nosso convívio. Foi triste, ali tivemos ainda adolescentes uma das primeiras experiências de frustração e impotência na prática.

Bjs, Isa

Rejane Lobo disse...

Rejane Lobo respondeu o e-mail do artigo:

Márcia, obrigada pela lembrança de mandar este e-mail. É emocionante saber o bem que o Pe Guido fez a todos nós!

Bjos Rejane

Choxo disse...

Onde estão vocês?
Estamos todos sumidos de novo ...

Edson Osni Ramos (Cebola) disse...

Vamos a Pinheiral!
Conseguimos uma data para Pinheiral:
21-22-23/maio/2010.
Quem está organizando é o Guto Alpersted (formou-se no colégio em 1983 - que velho!!!. Eu o auxilio.
Precisamos formar a turma até a próxima semana.
É para levar os filhos!
Maiores informações, entre rápido em www.pinheiral.blogspot.com .
Abraço
Cebola

Anônimo disse...

Do you mind if I quote a few of your posts as long as I provide
credit and sources back to your site? My blog is in the very same area of interest as
yours and my users would truly benefit from some of the information you provide
here. Please let me know if this ok with you. Appreciate it!


Here is my blog post; resolution
my site > 35315

Anônimo disse...

My name's Howard from Aiken, United States and I have to say your article is quite informative. The quality of your post is very nice and I can presume you are an pro on this subject. With your permission, would you let me to grab your RSS feed to keep up-to-date with new articles? Thanks a ton and please keep up the good work.

Have a look at my web blog; self-hypnosis

Anônimo disse...

Can I јust saу that аfter finding Bloggeг:
ΑNIVERS�RIO DO PΕ. GUIDO on Tiki Wiki,
what a comfort to сome across somebodу who really knows what they're talking about on the web. You certainly grasp how to bring a problem to light and make it crucial. A lot more people must have a look at this and have an understanding of this side of the story. I can't believe
you're not more widespread, because you most really have the gift.

Here is my website - mobile pizza oven